quarta-feira, 28 de maio de 2014

LABORATÓRIO DE FÍSICA: 27/05/2014

1. CALCULANDO POTÊNCIAS:

MATERIAL
• Escadaria da escola
• Cronômetro
• Trena
• Balança de banheiro

CONCLUSÃO:
Quanto maior a massa, maior o trabalho realizado; Quanto maior o tempo gasto menor a potencia média; Se a massa é maior e o tempo para subir a escada é menor, a potência é menor.

2. DILATAÇÃO DO FIO DE COBRE:

MATERIAL
• 1 metro de fio de cobre (desencapado)
• Fonte de calor (pode ser uma lamparina ou, mesmo, um isqueiro).
• Gelo
• Apoio para o fio de cobre (sugestão: base de ferro usada para o processo de destilação).

CONCLUSÃO:
A variação de temperatura altera o espaço entre as moléculas que compõe o material.












3. TRANSFERÊNCIA DE CALOR:

MATERIAL
• 2 balões de borracha
• isqueiro ou vela (fonte de calor)

CONCLUSÃO:
O balão com ar explode instantaneamente e o balão com água não explode.

4. SENSAÇÕES TÉRMICAS:

MATERIAL
• 4 vasilhas de tamanho médio (podem ser cubas, bacias ou potes de sorvete);
• Água aquecida (morna);
• Gelo.

CONCLUSÃO:
Na 1º etapa, deverão relatar que percebam temperaturas iguais nos recipientes 2 e 3; baixa no recipiente 4 e alta no recipiente 3; Na 2º etapa o calor é um tipo de energia que passa do recipiente mais quente para o mais frio, que a sensação é relativa de acordo com a situação vivenciada.

5. PROPAGAÇÃO DE CALOR POR CONVECCÇÃO:

MATERIAL:
• Um recipiente alto e transparente, cheio de água. (Pode ser um aquário, uma cuba funda um refratário de cozinha);
• 2 pequenos frascos de vidro
(podem ser de remédio);
• Corante azul e corante vermelho (pode ser de qualquer tipo, apenas para observação e contraste).

CONCLUSÃO:
A água fria desce porque é mais densa e a água quente sobre porque é menos densa. A movimentação conjunta da água azul e vermelha nos mostra a convecção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário